PMR ACT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PMR ACT

PMR DX


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Antena Colinear J para UHF - 2 elementos

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Antena Colinear J para UHF -  2 elementos Empty Antena Colinear J para UHF - 2 elementos Sex Mar 18, 2011 7:57 am

ALF007

ALF007
Admin

Esta antena é fácil de construir, com muito bom desempenho, e que é um "salto quântico" em 1/4 de onda do tipo GP. Com as configurações que poderá escolher para adaptar as impedâncias, também conhecido como "Super J", pela semelhança com a antena do tipo "J", sendo considerado como uma evolução é colinear antena "J". Eu sou da opinião que é mais uma "colinear", porque há dois elementos de meia onda enfasados por um Stub de 1/4 de onda.

Esta antena é um clássico na Historia das antenas e muito simples para ser construída. Além disso, garanto que funciona. Para mais vantagens, o custo é praticamente zero e os materiais estão facilmente disponíveis.

É constituída por dois elementos de 1/2 onda enfasada por stub 1/4 de onda, e alimentados na base por outro stub de 1/4 de onda.

A antena pode ser adaptado para qualquer banda, eu tenho para os PMR 446 Mhz, e funciona bem. Na terça feira dia 15/03/2011 inicie a construção, á noite comecei a emitir com ela. Eu para testar a performance das antenas utilizo pouca potencia, por isso utilizo o meu portátil Dynascan DB 48 e tive o meu sucesso. De Matosinhos consigo activar o repetidor de Famalicão e do Porto, Ainda hoje dia 17/03/2011 fiz uns QSOs com uns amigos de Vila nova de Gaia e consegui la chegar. É claro que com a minha Diamond x-510 chego muito melhor com qualidade HD, mas esta antena que estou a falar não me deixou ficar mal e nem gastei 10€.


Exemplos de cálculos para a banda de UHF, freqüência 446,000 MHz

Comprimento de onda: 300 / 446 = 0,672 metros.

1/2 Onda: 0672 / 2 = 0.336 metros

1/4 de onda: 0.672 / 4 = 0,168 metros.

Ou seja, os elementos radiantes são de 34 cm. cada um.

O topos 17 cms.


Nada impede colocar mais elementos de 1/2 onda para cima. Para uma melhoria substancial no ganho terá que dobrar mais 2 elementos. Portanto, para a obtenção de 3 dB a mais, teríamos que enfasar 4, 8, 16, 32, 64 elementos.
Eu construí com 2 elementos... se alguém construir com mais, não hesite em dizer-lo por aqui no fórum.

A construção é muito simples, só tem que dobrar a vara para as dimensões calculadas, no meu caso, e por causa da força da vara usada, eu usei um torno para obter a haste dupla perfeitamente quadrada. Se fizer isso com haste fina, ou fio de cobre... pode dobrar com um alicate, ou simplesmente a mão.

Antena Colinear J para UHF -  2 elementos Dscn8288redimensionado



Nas dobras do topo eu adicionei um centímetro de comprimento para compensar a curvatura do metal. A separação dos elementos do topo é cerca de 2 cms.
O material é uma haste de metal galvanizado, que tinha cá por casa...

Antena Colinear J para UHF -  2 elementos Dscn8289redimensionado


Na foto acima pode ver o "stub" central e dobrado.

O ganho esperado é de cerca de 6 dB ao longo de um dipolo, mas isso é um facto "teórico", porque eu não tenho condições de fazer uma medição. Preciso de um analisador de antenas que são caros, por isso ainda não tenho.

Quanto à técnica de construção não poderia ser mais simples, começamos com um comprimento de 138 cm de haste metálica 4 mm de diâmetro, e deixar marcas sobre os seguintes pontos: 0, 34, 51, 52, 69, 103, 120, 121, 138. De lá, Vamos dobrando o diagrama apresentado ao final deste artigo.

Antena Colinear J para UHF -  2 elementos Dscn8290redimensionado


Detalhes do stub (O "J")
Basta dobrar a vara, como mostro na figura, e nós temos a nossa antena fabrico caseiro

Antena Colinear J para UHF -  2 elementos Dscn8291redimensionado



O ajuste da antena sera assim: ligamos o vivo a uma das varas inferiores do topo, e da malha no outro, e assim fazemos o "test drive" (lol), para cima e para baixo "Live Mesh". Localizamos o ponto de alimentação correto, com ajuda de um medidor de estacionarias VHF / UHF... Quem não tiver medidor, sempre poderá pedir emprestado a um amigo ou então afine com o ouvido... ande para cima e para baixo ate conseguir a melhor recepção. Depois vamos fixar firmemente o vivo e malha do cabo.
Não se esqueça de vedar as ligações, para impedir que a chuva e a humidade entre. Caso entre, garanto-lhe que o desempenho não será satisfatório.

Antena Colinear J para UHF -  2 elementos Colinealuhf




É claro que quanto mais alto estiver a antena terá uma recepção e emissão melhor. Pelas minha contas e com os 6 metros de mastro onde esta antena, estou a 30 metros de elevação acima do mar.
Tenho muitos obstáculos, tenho muitos prédios a tapar-me, digamos que estou num buraco.
Com isto quero dizer que aprovo a performance da antena, comparando qualidade e o quanto gastei em dinheiro, dou-lhe uma nota 4 de 1 a 5.

73 e bom bricolage.
__________________
PMR.265
Manuel





http://pmract.blogspot.com/

pmr961



Caro Manuel,

não é necessário afectar as medidas de algum factor de velocidade?
Geralmente é proposto algo entre 0,95 e 0,98. Será negligivel para este caso?
Por curiosidade, qual o VSWR mínimo que obteve na sua experiencia?

73/51
pmr961 (Nuno)

ALF007

ALF007
Admin

Bom dia Caro Nuno.

Não e necessário afectar as medidas com algum factor de velocidade. Afectei o factor de velocidade quando fiz a antena colinear com cabo RG 213.
Nesta antena não precisei.
Quanto ao valor de SWR é de 1.2 medidos com 50w e com 20 metros de cabo RG 58.

Gostava de ter um Analiser para poder saber o ganho da antena e as impedâncias mas são muito caros.

73 e boa Propagação
________________
PMR.265
Manuel

http://pmract.blogspot.com/

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos