PMR ACT
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
PMR ACT

PMR DX


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

As ondas rádio (RF)

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1As ondas rádio (RF) Empty As ondas rádio (RF) Ter Dez 21, 2010 11:04 am

micro_fz

micro_fz
Admin

Ondas de rádio são frequências que causam perturbação no meio ambiente no ritmo da frequência que operam, embora não possamos ver essas perturbações no ar, podemos detectar as perturbações através de dispositivos que tenham a capacidade de captar as emissões, então o aparelho detecta e faz a sintonia, ao aparelho que tem a capacidade de detectar e sintonizar as perturbações magnéticas existentes no espaço é dado o nome de receptor de rádio.

Nas indicações de textos sobre radiofrequência vem a indicação de LF (Low Lrequency) HF, (High Frequency), VHF (Very High Frequency), UHF (Ultra High Frequency) para indicar a faixa de freqüências que são permitidas para difundir as emissões, cada tipo de emissão tem suas propriedades e pode transportar todo tipo de informação.

Dependendo da faixa de frequências, a propagação interfere na distância percorrida pelas ondas de rádio, e também interfere na sintonia, porque, dependendo da hora do dia e da estação do ano a propagação é melhor ou pior.

Mesmo a potência do transmissor sendo fixa, a sintonia pode variar, e pode chegar a sumir totalmente, deixando o receptor como se o rádio estivesse fora da estação, as ondas longas, as ondas médias e as ondas curtas são os tipos de ondas de rádio onde existem mais oscilações na sintonia causadas pela propagação.

As ondas longas (OL), as médias (OM) e as ondas curtas (OC) tem como características a particularidade de serem reflectidas pela ionosfera, por isso esses tipos de ondas podem percorrer longas distâncias, e dependendo da propagação podem dar a volta na terra.

A ionosfera é uma camada que fica na parte mais alta da atmosfera, se encontra carregada electricamente, e contém radiações ultravioletas emitidas pelo sol, as ondas electromagnéticas (ondas de rádio) são jogadas para o espaço e são reflectidas por várias vezes na ionosfera e a reflexão é reflectida de volta pela terra.

As estações de TV e de FM estão na faixa de VHF e as ondas de rádio dessa faixa não possuem as propriedade de serem reflectidas na ionosfera, por isso suas transmissões não podem alcançar longas distâncias.

As ondas de rádio da faixa de VHF são normalmente emitidas em linha recta e não podem viajar além da linha do horizonte, por isso é dito que as transmissões em VHF e as transmissões em UHF tem seu alcance limitado a linha do visual.

Tem quem pense que para captar essas frequências qualquer rádio receptor serve, mas não é assim, é indispensável possuir um rádio que seja capaz de captar a frequência desejada, em todo caso, a maior parte dos receptores de ondas médias (AM) fabricados até os anos 90” tinham também a opção de sintonizar ondas curtas (OC) e frequência modulada (FM).

Na época atual é difícil encontrar um bom rádio que faça a sintonia de ondas médias e curtas, o comum é ter AM e FM, e a maioria já vem só com a opção de FM, já não existem receptores polivalentes.


Rolling Eyes

http://www.clubtyperportugal.pt.to

2As ondas rádio (RF) Empty . Ter Dez 21, 2010 5:10 pm

Sharksat

Sharksat
Admin

Ora aí está.

Embora algumas broadcast´s ainda operam em amplitude modelada em certas bandas curtas.

Mas bem visto.

Abraço amigo Micro FZ.

--... ...--

http://pmract.foruns.com.pt

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Exames para Radio Amador!

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos